26 de junho de 2014

Arrumação e organização do roupeiro

O sonho de qualquer mulher é ter um grande "closet". Como já dizia a Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) de "Sex and the City", "A closet is the soul of a house" (um closet é alma de uma casa, traduzido para português) pelo que hoje venho cá para vos dar algumas dica que uso na arrumação e organização do meu armário (visto que não tenho um closet).

Estas dicas que aqui vos vou deixar tanto dão para um simples roupeiro como para um complexo vestiário por isso espero que gostem!




Organizar por:


  • Peça - aconselho-vos a organizarem primeiramente o vosso roupeiro/vestiário por peças. Isto é, arranjei certas secções onde terão as calças, depois as camisas, os casacos, os vestidos, etc. por exemplo. (mesmo que não tenham divisórias entre essas secções o efeito não fica de todo arruinado porque o que importa é a organização.)

  • Textura - Quando se fala por exemplo em casacos, estes existem de variadíssimos materiais e todos eles com diferentes texturas (malhas, casacos de ganga, cabedal, casacos de penas, etc.). Ao organizarem  não só estes como também calças, por exemplo, seguindo este método será bem mais fácil encontrar o que queremos vestir logo pela manhã, poupando-nos mais tempo!

  • Cor - Em cada secção de peças de roupa para além de as organizarem por textura, tentem também as organizar por cores. Aconselho-vos a partirem de cores ais claras para as mais escuras e pelo meio podem juntar peças com padrão que vão ao encontro de uma certa tonalidade. Deste modo o vosso roupeiro ficará bem mais organizado e divertido!





Arrumar:



  • Dividir por estação - Caso tenham espaço noutra divisão devem arrumar as roupas da última estação que em principio não usarão na estação atual. Contudo, caso não tenham espaço, façam como eu: dividam o vosso roupeiro em dois. Numa zona que vos é mais acessível (que não tem objetos que impeçam a passagem ou a zona que mais perto da vossa cama está para que se dirijam a ela o mais rápido possível) coloquem as peças da estação atual e na outra zona as peças que já não usarão. 


  • A mudança de estação - Quando a estação muda basta vocês também fazerem a mudança e aí convém fazerem 3 montes: um onde estará a roupa que certamente vão dar uso e que ainda vos serve; outro onde estará a roupa que já não vos serve, que precisa de ir à costureira, que é para reciclar ou para dar a alguém, e outro onde as peças que estão na dúvida se as vão usar ou que já passaram de moda ficarão.) A partir daí coloquem as peças do monte 1 no armário, e as do monte 3 ainda perto de vocês mas numa zona à parte do armário (numa secção ou juntamente com as peças da ultima estação). Deste modo a quantidade de roupa que não usam e que vos ocupa espaço nunca vai acumular!

  • Estruturas - Estruturas e funcionalidade ao máximo são as palavras-chave. O IKEA é, na minha opinião, a loja que apresenta maior oferta de estruturas de grande funcionalidade e organização para os roupeiros mais pequenos. Assim, se puderem investir (nem que seja de pouco a pouco) vão comprando uma coisa aqui, outra ali, etc.


Nesta colagem que fiz podem ver dois tipos de roupeiros (um fechado, que eu considero mais apropriado para um quarto e outro aberto excelente para dividir duas zonas da mesma divisão ou para um vestiário.) bem como algumas funcionalidades que podem e devem ser incluídas nestes roupeiros para uma melhor funcionalidade (divisórias para cintos e bijutaria, divisórias para roupa, sapateira, etc.)


+ Dicas:

  • Usem o mesmo tipo de cabides para o armário parecer mais uniforme
  • Arranjem outra zona para "esconder" a roupa de cama que tanto espaço ocupa
  • Podem também utilizar divisórias como as disponíveis no IKEA para arrumar malas do dia-a-dia
  • Sejam criativas e reciclem porque há certamente coisas em casa que podem ser utilizados como estruturas de arrumação.

Espero que tenham gostado do post!
Desculpem o comprimento que tomou mas entusiasmei-me ahah.
Se gostarem de mais dicas basta pedirem ;)

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário