4 de setembro de 2013

Passagem do Ensino Básico para o Secundário

Olá meninas! Desculpem ter andando um pouco ausente aqui no blog, mas agora com o início das aulas e as comprinhas para fazer, é me difícil arranjar tempo para vir aqui escrever.
Mas como já estamos a 4 de Setembro, já é altura de começar com os meus posts de especial Regresso às Aulas!

Hoje venho-vos aqui falar da passagem do ensino básico para o secundário. Acho que este é um assunto muito procurado, pelo que fazia todo o sentido ser o primeiro a ser abordado.

Eu passei agora para o 11º ano e como tal já vos posso falar sobre esta passagem tão assustadora. é normal sentirem-se preocupadas mas ao mesmo tempo ansiosas pois como dizem "os melhores anos da nossa vida são quando estamos no secundário".
Bem, como há muitos tópicos sobre os quais vos quero falar, achei melhor fazê-lo por pontos.




1º - O dia(s) das praxes. Não se preocupem! Vão ver que vão acabar por se divertir muito! É óbvio que há sempre aqueles colegas um pouco mais mauzinhos, mas se se mantiverem a maior parte do tempo à porta da vossa sala (sim, porque também não podem estar constantemente a esconderem-se. até porque não vale a pena!) não haverá grande problema a não serem umas pinturas na cara e nos braços...
Outra coisa. Arranjem desculpas! Por exemplo, se vos obrigarem a meterem um gorro com umas orelhas de vaca e beberem leite de um recipiente (foi o que me aconteceu a mim) digam que são alérgicas à lactose. Ou se, por e simplesmente, vos quiserem pintar os braços com um marcador de quadro ou com uma caneta de tinta permanente, digam que são alérgicas a isso! Embora ao ínicio, eles possam desconfiar, acaba por resultar sempre (não queiram eles deixarem-vos à porta do hospital) ;p
Não tenham vergonha! Se vos quiserem vestir um fato der pinto ou de panda (por exemplo) e quiserem que andem pela escola a dizer disparates assim vestidos... aceitem! Não serão as únicas a fazerem essas "figurinhas" e passados esses dias de praxes ninguém se vai lembrar disso!

2º - Os professores. Tem tendência de nos assustar muito em relação à quantidade de trabalho e de estudo que temos pela frente e às notas que vamos obter. Não se preocupem! É mais que óbvio que não se podem deitar à sombra da bananeira e que têm que estudar muito (definitivamente mais do que no 3º ciclo!) mas daí a não poderem sair à noite com os amigos, a terem que fazer noitadas, isso já é exagero! Não estou a dizer que não possam ter que abdicar de algumas noites para descansar ou de uma saída, atenção! Mas o que vos quero fazer ver com isto, é que os professores querem que demos o nosso melhor e como tal acabam por nos assustar com os 3 longos e trabalhosos anos que temos pela frente, mas se forem aplicadas, muito organizadas, quer com o vosso local de estudo, material, como com o vosso horário (extremamente importante no secundário) tudo correrá bem!
Outra coisa que gostaria de abordar é o facto de durante esta passagem os nossos antigos professores tendem também a nos assustar ao dizer que os professores no secundário não se preocupam connosco e que não querem saber de nós para nada e que só lá estão para nos ensinarem e para nos corrigirem os testes. Isso é mentira! é certo que há professores e professores, mas não é bem assim como dizem... Acreditem ou não,  a verdade é que os professores preocupam-se tanto ou mais que os nossos antigos.




3º - Filosofia e Matemática. Decidi apenas falar sobre estas disciplinas pois é nelas que há uma grande diferença para nós. (Se quiserem que faça um post sobre as outras também o posso fazer.) Eu estou na área de Ciências e uma coisa que me assustou bastante foi a Filosofia. Era uma disciplina completamente nova e tudo o que me diziam sobre ela era que "ou odeias ou adoras". Mas eu não me satisfazia com esta resposta... Mas, a verdade é que... é verdade! Ou se odeia ou se adora! Eu acabei por adorar! Uns tópicos mais que outros, mas gostei! Ao inicio foi me muito difícil habituar à sua abstracção.  Como uma pessoa muito científica que sou, pedir à professora para me dar um conceito para "pensar", por exemplo, e ela não me dar uma vez que não havia um, era-me muito difícil, mesmo. Mas acabei por me habituar e consegui boas notas.
Agora, Matemática. O meu pai passou-e as férias todas a avisar que seria um grande salto! Mas eu pensava "Oh! É um salto igual ao salto que é do 6º para o 7º, do 8º para o 9º, etc.." Mas não! Não é! É muito maior! Ao início, por mais que estudasse, por mais que me esforçasse, por mais exercícios que fizesse, acabava por tirar más notas... Lá mais para o fim habituei-me ao estilo daqueles testes em que é necessário muito mais raciocínio ao que já estávamos habituadas ( e não vale  a pena pensar que já estamos habituados a muito raciocínio porque quando lá chegamos vemos que não estávamos, mesmo!) e acabei por consegui notas melhores, embora ainda não esteja completamente satisfeita com eles...

4º- Divirtam-se e não se sintam inferiores em relação aos alunos mais velhos! São estas as dicas que vos dou, essencialmente. Pensem que eles já passaram pelo mesmo que vocês. Eles também já foram os alunos mais novos!
E se as coisas não correrem tão bem como estavam à espera, não se vão abaixo! Lutem e pensei sempre que para o próximo período/ano vão atingir as vossas metas!




Espero que tenham gostado do post e que vos ajude. E desculpem ter ficado tão grande. Mas há tanta coisa para falar que já me foi difícil fazê-lo assim... :)
Deixem comentários!

Sem comentários:

Enviar um comentário