28 de julho de 2014

Dieta de Verão

Com as férias costumo ficar sempre um pouco mais desleixada em relação aos meus cuidados alimentares e a verdade é que, embora não costume engordar comendo o que quer que seja (graças aos genes, julgo eu), sinto alguma diferença em algumas zonas do meu corpo, em especial nas minhas coxas.

Como tal, durante o verão costumo ter certos cuidados em relação à minha alimentação, tentando sempre ser o mais saudável possível, até para evitar a famosa celulite.


Agora deixo-vos algumas dicas que costumo ter em conta nesta altura do ano.

1. Mais peixe, menos carne. A quantidade de carne que devemos comer por dia é 2 gramas por cada Kg do peso corporal. Tendo em conta que o peso médio de um adulto varia de 75 a 100 Kg, a quantidade de carne por dia varia dos 150 a 200g - isso corresponde a pequenas porções do normal bife que a maioria das pessoas consome. Assim podem verificar que todos abusamos nesta proteína e qualquer coisa em excesso faz mal. Neste caso, por exemplo, demasiada carne pode provocar danos nos rins e outros. O peixe acaba por ser uma proteína bem mais saudável e como muitos, da grande variedade que existe, possuem Omega 3, estes conferem um ótimo alimento para quem tem colesterol alto ou para quem tem familiares com este problema, que pode ser genético.

2. Comer fruta entre as refeições. Já todas devem saber que devemos comer entre as refeições e durante várias vezes. Isso faz com que o nosso estômago esteja entretido e sem fome até porque quando chegamos à hora da refeição ele não está completamente vazio fazendo com que não comamos tanto. Durante estas "escapadinhas à cozinha" em vez de comerem umas bolachas ou uma sandes, tentem comer antes uma torrada com pouca manteiga ou, melhor ainda, uma peça de fruta (tem bastante açúcar, é verdade, mas mata a fome durante mais tempo).



3. Beber muita água. Esta regra já é bem conhecida por todas mas nem sempre a cumprimos, não é verdade? Mas a verdade é que devíamos porque faz mesmo os seus milagres. Devemos beber, no mínimo, 1.5L de água por dia e ela própria também enche o estômago provocando menos fome. Previne também o aparecimento da celulite e estrias, deixando a pele também bem mais bonita e hidratada. Para quem tem dificuldades em beber água, aconselho-vos vivamente a experimentarem as novas águas da luso. Eu adoro a água de coco (só é pena é ser tão cara) que já agora aproveito para dizer que faz muito bem aos intestinos. Tenham em atenção, no entanto, que estas não são substitutas da água, como é óbvio.

4. Substituir o branco pelo castanho. Algumas de vocês podem achar este tópico um pouco mais estranho. Mas se substituírem certos ingredientes brancos pelos seus correspondentes castanhos, ficarão a ganhar (ou devo dizer a perder (calorias)!?). Substituam o açúcar branco pelo castanho; o pão normal pelo pão de sementes ou de soja, etc.


5. Porque nenhuma dieta fica completa sem exercício! Façam bastante exercício. Se são umas preguiçosas como eu, aproveitem cada momento das vossas férias para torná-lo mais saudável. Se vão à praia, nadem bastante - usem um incentivo como eu que, por exemplo, gosto de fazer corridas com as minhas amigas para ver quem chega primeiro às cordas - façam caminhadas à beira mar, joguem raquetes ou outro desporto, como voleibol ou o famoso "mata". Quando estão em casa sem nada para fazer vão para o YouTube e procurem vídeos de exercício. Se gostam de dançar, façam Zumba, por exemplo.
Há imensas hipóteses e oportunidades para um pouco de exercício e o vosso corpo vai agradecer!


6. Disponham imagens inspiradoras pelo vosso quarto para se sentirem motivadas e incentivadas para viver uma vida saudável e de exercício! 



O que acharam desta dieta de verão? Ficaram convencidas?
Espero que tenha ajudado!

Beijinhos :*
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário